sexta-feira, 4 de maio de 2007

Grupo de Dança Aérea Gentependurada

Grupo de Dança Aérea Gentependurada



Alexandre Bado e Vera Carvalho se conheceram em 1999, no Circo Teatro Girassol (PoA), e iniciaram seus estudos sobre as técnicas aéreas e a dança contemporânea.Após um ano de trabalho, surgiam os primeiros produtos artísticos do Grupo de Dança Aérea Gentependurada.
Desde 2000, estiveram envolvidos em diversos projetos, concebendo e produzindo espetáculos e performances de dança aérea e contemporânea, teatro físico e artes circenses; ministrando cursos de prática de aéreos e dança; realizando eventos comerciais e culturais; e ainda, prestando orientação para montagens e projetos com propósitos específicos de treinamento, reciclagem técnica e criação. São responsáveis pela formação técnica em dança aérea de vários artistas em sua região (RS).
Além de diversas performances, o Gentependurada concebeu, produziu, e atuou em dois espetáculos e experimentos - Todinho di Dois, um work in process que investiga sobre a base dramática de Romeu e Julieta, traduzindo as palavras Shakespeareanas em movimentação coreográfica aérea e de chão - e Paralelas, que foi desenvolvido sob a argumentação de um texto de Ítalo Calvino, ambientado no espaço sideral.
Entre 2004 e 2006, dedicaram-se, junto a outros artistas, à realização do Cabaré Valentin – um evento de variedades ambientado num cabaré sui generes, em que personagens exóticos transitam, apresentando números e cenas de conexão entre as atrações convidadas. Este foi um dos principais eventos produzidos e concebidos pelo grupo. O Cabaré Valentin tornou-se um bem sucedido projeto de fomento e abertura de espaço para as produções próprias do grupo e a muitos outros profissionais.
Atualmente, residem no Rio de Janeiro, onde desenvolvem seus projetos como bailarinos, performers e ministrantes de oficinas e workshops das seguintes técnicas: dança aérea (técnica e criação), trabalho com quedas, contato improvisação, consciência corporal alongamento e alongamento aéreo.
Desde 2005, estiveram ligados a diversos espaços culturais cariocas – Lunático Café, Café Cultural, Conservatório Brasileiro de Dança, Intrépida Trupe, dentre outros.
Em 2006, tiveram grande participação no cabaré de comemoração aos vinte anos da Intrépida, onde ambos são professores de dança aérea.
Participaram dois anos consecutivos do Festival Tapias de artes Integradas – em 2006, Alexandre bado recebeu o Prêmio de Melhor Intérprete e o primeiro prêmio da categoria novos coreógrafos com o solo Um pouco de Possivel, senão eu sufoco, e em 2007, Alexandre e Vera Carvalho receberam o Prêmio Especial de Arte Integradas com o duo aéreo Quizás.
Também em 2007, participaram do Festival Novembro na Dança, em João Pessoa, apresentando um fragmento do espetáculo Todinho di Dois e ministrando um workshop de Dança Aérea.
Prestam ainda treinamento e assistência técnico - cênica para espetáculos, eventos e performances.

Para ler os currículos de Alexandre, Vera e outros artistas envolvidos com o grupo ou textos mais detalhados sobre as atividades do grupo, visite:


http://www.gentependurada.multiply.com

http://www.gentependurada.blogspot.com

Nenhum comentário: